terça-feira, 27 de abril de 2010

O carro eléctrico no nosso passado

Como queremos ajudar a diminuir a poluição pesquisámos um pouco sobre veículos alternativos não poluentes. Deparámo-nos com informações que nenhum de nós conhecia e ficámos espantados. Desde a existência de postos de abastecimento de veículos eléctricos em Évora até à predominância dos carros eléctricos no passado em relação aos de combustão.
Após alguma leitura sobre os motores eléctricos percebemos o significado da expressão “Os bons velhos tempos”, o tempo onde tudo era “verde” e tinha tudo para continuar a ser. Mas a avareza e o comodismo falaram mais alto. Temos de deixar de pensar assim, pensemos nas gerações futuras ou até mesmo em nós daqui a uns anos. Com isto devemos apostar em energias renováveis.
Na nossa pesquisa também ficámos a saber que Évora já está a apostar nas energias renováveis, já faz parte de um projecto nacional, InovCity (http://www.inovcity.pt/pt/rede-inteligente/), uma rede inteligente de energia que faz portugal um país mais eficiente e sustentável, pela optimização dos sistemas de energia, pela redução das emissões de CO2, e pela menor utilização de recursos fósseis.
Ajudemos o nosso planeta, até porque hoje em dia já não precisamos de abdicar do conforto nem de gastar muito dinheiro para obter um veículo não poluente, desde uma bicicleta a um carro totalmente eléctrico (a NISSAN já produz este tipo de carros, o NISSAN LEAF, e a RENAULT irá lançar alguns daqui a 700 dias, http://www.renault-ze.com/pt/#/pt/home.html).
Pelas razões supramencionadas deixamos aqui um texto que, embora se afaste do tema das bicicletas, nos interessou e esperemos que também vos interesse.
A invenção do carro eléctrico é atribuída a várias pessoas, incluindo o húngaro Ányos Jedlik, que inventou o motor eléctrico em 1828. O aperfeiçoamento da bateria - pelos franceses Gaston Plante, em 1865, e Camille Faure, em 1881 – impulsionou o aparecimento do carro elétrico. França e Grã-Bretanha foram os primeiros países a apoiar o desenvolvimento do carro movido a energia electrica.
Até à invasão dos carros com motor de combustão interna os carros eléctricos bateram vários recordes de velocidade e de autonomia. Em 1899, Camille Jenatzy ultrapassou a barreira dos 100 km/h no seu carro em forma de foguete, seguido pelo veículo Jamais Contente, que chegou a 105,88 km/h.
Até aos anos 20, os carros eléctricos competiam com os movidos a gasolina. Em 1917 foi lançado o primeiro híbrido de gasolina e electricidade pela Woods Motor Company, de Chicago. Foi um fracasso comercial porque era muito lento para o que custava.
Em 1912 os carros electricos começaram a ficar populares. No inicio do sec.XX, 40% dos carros americanos eram movidos a vapor, 38% a electricidade e 22% a gasolina, ou seja cerca de 33.842 carros eléctricos circulavam pelas ruas dos Estados Unidos.
Em 1920, depois deste grande sucesso, com o melhoramento das estradas, com a descoberta de grandes reservas de petróleo no Texas e na Califórnia, nos Estados Unidos, ao baixo preço do combustível e à maior autonomia, os carros a gasolina ficaram populares.
Nos anos 20, a onda dos elétricos já tinha passado. Uma década depois, a indústria de carros eléctricos extinguiu-se.

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