terça-feira, 9 de março de 2010

Massa Crítica

Uma Massa Crítica (MC) é um passeio no meio da cidade feito em transportes não poluentes. Realiza-se sempre na última sexta-feira de cada mês às 18h em Lisboa, no Porto, em Coimbra e em Aveiro, faça chuva ou faça sol (a 26 de Março realizou-se pela primeira vez em Évora).

A Massa Crítica também é conhecida nos países lusófonos como Bicicletada porque a maioria dos participantes desloca-se de bicicleta. O termo Massa Crítica é mais apropriado porque é encorajada a participação de pessoas que se deslocam de outras formas suaves: patins, skate, trotinete, etc.

A Massa crítica é um passeio em massa que permite aos ciclistas circular com mais segurança e facilidade, marcando a sua presença no espaço público e tornando-a visível pelo número e densidade da concentração. Esta "segurança através da quantidade" torna-a uma excelente forma de iniciação à utilização de veículos suaves em espaço urbano. Estes passeios realizam-se em Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro e Portimão e em mais cerca de 350 cidades de todo o mundo. Em Lisboa têm início no Marquês de Pombal, no Porto começa na Praça dos Leões, em Coimbra no Largo da Portagem, em Aveiro na Praça da Ponte e em Portimão na Fortaleza. Este movimento teve inicio em S. Francisco (EUA).Divulgar e promover o uso da bicicleta e outros veículos não motorizados como meios de transporte viáveis é o objectivo príncipal destes passeios. Qualquer pessoa animada pelas mesmas intenções que a Massa crítica pode participar. Basta aparecer no local e hora habituais com a sua bicicleta ou veículo similar. Se quiser trazer um/a amigo/a tanto melhor. São escolhidos percursos urbanos traçados para poderem ser cumpridos por qualquer condição física. A velocidade é sempre baixa, determinada pelo mais lento dos participantes. Habitualmente o passeio dura 1,5 ou 2 horas.

Link: http://massacriticapt.net/

3 comentários:

  1. Sigam os comentários sobre a hipótese de uma MC em Évora aqui:
    http://massacriticapt.net/?q=node/1084

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Já está combinado! Vamos avançar com uma Massa Crítica na sexta-feira dia 26 de Março.
    Praça do Giraldo, 18 horas.
    Será que vocês podem imprimir uns folhetos para pendurar nas lojas de bicicletas? Há vários exemplos no site da massa crítica.
    Até lá,
    Gazela

    ResponderEliminar
  3. Obrigado a todos!
    Nós estamos já a espalhar a boa nova!
    Lá estaremos com as nossas bicicletas e com bandeiras da massa critica.

    ResponderEliminar