quinta-feira, 11 de março de 2010

terça-feira, 9 de março de 2010

Massa Crítica

Uma Massa Crítica (MC) é um passeio no meio da cidade feito em transportes não poluentes. Realiza-se sempre na última sexta-feira de cada mês às 18h em Lisboa, no Porto, em Coimbra e em Aveiro, faça chuva ou faça sol (a 26 de Março realizou-se pela primeira vez em Évora).

A Massa Crítica também é conhecida nos países lusófonos como Bicicletada porque a maioria dos participantes desloca-se de bicicleta. O termo Massa Crítica é mais apropriado porque é encorajada a participação de pessoas que se deslocam de outras formas suaves: patins, skate, trotinete, etc.

A Massa crítica é um passeio em massa que permite aos ciclistas circular com mais segurança e facilidade, marcando a sua presença no espaço público e tornando-a visível pelo número e densidade da concentração. Esta "segurança através da quantidade" torna-a uma excelente forma de iniciação à utilização de veículos suaves em espaço urbano. Estes passeios realizam-se em Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro e Portimão e em mais cerca de 350 cidades de todo o mundo. Em Lisboa têm início no Marquês de Pombal, no Porto começa na Praça dos Leões, em Coimbra no Largo da Portagem, em Aveiro na Praça da Ponte e em Portimão na Fortaleza. Este movimento teve inicio em S. Francisco (EUA).Divulgar e promover o uso da bicicleta e outros veículos não motorizados como meios de transporte viáveis é o objectivo príncipal destes passeios. Qualquer pessoa animada pelas mesmas intenções que a Massa crítica pode participar. Basta aparecer no local e hora habituais com a sua bicicleta ou veículo similar. Se quiser trazer um/a amigo/a tanto melhor. São escolhidos percursos urbanos traçados para poderem ser cumpridos por qualquer condição física. A velocidade é sempre baixa, determinada pelo mais lento dos participantes. Habitualmente o passeio dura 1,5 ou 2 horas.

Link: http://massacriticapt.net/